O Portal

O que é o Portal da Matrícula?

O Portal da Matricula é um conjunto de serviços elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, através da ASTIN (Assessoria de Informática), que tem como objetivo trazer maior comodidade aos alunos que desejam ingressar ou permanecer na rede pública estadual de ensino.

Como faço para realizar minha matrícula?

O aluno que irá permanecer na mesma escola já estará automaticamente matriculado. Caso deseje atualizar seus dados cadastrais, clicar em "Já possuo acesso".

O aluno que não irá permanecer na mesma escola deverá Solicitar a Matrícula para outra Escola, selecionando a escola de sua preferência.

Alunos candidatos à rede (Externos) deverão selecionar a série, o município, o turno e a escola em que deseja estudar e preencher o formulário de cadastro. Caso seja menor de idade, somente os pais ou o responsável poderão realizar a matrícula.

Sobre a Legislação!

Portaria - Define normas para matrícula online nas Instituições Educacionais integrantes da Rede Pública de Ensino do Estado de Sergipe. Nova Portaria

Perguntas Frequentes

Já sou aluno da Rede e não sei meu código de acesso? Você deve clicar em "Já possuo acesso" e em seguida escolher a opção "Primeiro acesso”.
Como fazer minha transferência para outra escola da rede estadual? Você deverá acessar o Portal da Matrícula, efetuar o login e, no menu principal, escolher a opção "Efetuar matrícula em outra escola".
Eu saí da rede estadual de ensino para estudar em outra rede ou simplesmente deixei de estudar. Como devo proceder? Escolha a série, município, escola e turno onde deseja estudar, efetue o login e finalize sua nova matrícula.
Como verificar a disponibilidade de vagas nas escolas da rede estadual? As escolas que possuem vagas e estão no período de matricula ficarão disponíveis no portal durante o processo de cadastro da matrícula.
O que devo fazer após a solicitação de matrícula em outra unidade escolar da rede estadual? Entregar na nova unidade de ensino a documentação exigida.
Como adicionar minha foto no cadastro? Para adicionar a foto, é necessário ser digitalizada caso a mesma seja física, logo em seguida basta clicar em "Adicionar Foto".
Como anexar meus documentos? Não é obrigatório que o aluno anexe os documentos, mas para anexá-los, é necessário digitalizar toda documentação solicitada e, em seguida, clicar no botão "Anexar Documento", na tela de cadastro.
Se eu já estou anexando os documentos, é preciso apresentá-los na Escola? Sim, é necessário apresentar toda a documentação física original.
Qual a documentação necessária a ser entregue na escola para a confirmação de matrícula?
  1. Comprovante de Matrícula Online;
  2. Original e/ou cópia de Certidão de Nascimento;
  3. Original e/ou cópia do documento de Identidade e/ou CPF, quando houver, especialmente o CPF para os alunos do Ensino Médio ou da EJAEM;
  4. Número de Inscrição Social – NIS, quando houver;
  5. Guia de Transferência ou Declaração;
  6. Comprovante de residência, quando houver, preferencialmente fatura de concessionária de energia elétrica, sobretudo para alunos usuários do transporte escolar público;
  7. Termo de Responsabilidade, conforme modelo anexo a Portaria;
  8. Cartão de vacinação para as crianças de até 6 (seis) anos de idade;
  9. 2 (duas) fotos 3x4.
O que acontecerá caso não apresente meus documentos originais à Escola? No Comprovante de Matrícula é possível verificar o prazo para a entrega dos documentos, em caso de não cumprimento do prazo o aluno perderá a vaga.
Qual a diferença entre os tipos de Ensino Médio? Ensino Regular - Novo Ensino Médio
Estudantes tem carga horária anual de 1000h.
O acréscimo será em sexto horário ou contra turno, distribuídas por componentes curriculares, atividades integradoras e Projeto de Vida.
Estas são escolas piloto Novo Ensino Médio.

Ensino Regular - Médio Centro Experimental
Estudantes tem jornada em tempo integral.
Estudam os dois turnos manhã e tarde.

Ensino Regular - Médio Convencional 1000h
Estudantes tem carga horária anual de 1000h, mas não são escolas piloto Novo Ensino Médio.

Ensino Regular - Médio Convencional 800h
Estudantes tem carga horária anual de 800h até 2022; após este ano passará a ser de 1000h para atender as demandas da Lei 13.415/2017
Loading...